Cloe Fenix

Uso de luvas

O uso de luvas é algo constante na nossa vida, mas será o uso de luvas a forma correta de nos proteger? Será que não se trata apenas de uma falsa segurança, uma sensação de proteção, sem qualquer fundamento? Sim as opiniões podem divergir, mas também não deve ser generalizado. O uso de luvas deve ser um ato consciente, fundamentado e sobretudo usado com cuidado. Sempre atentos e alertas a possíveis atos de risco, para si e para quem o rodeia. Uma vez que na verdade, nunca se sabe onde o perigo nos aguarda.

Uso de luvas e a restauração

Na indústria alimentar, o uso de luvas não é aconselhado por vários motivos, no entanto, isso não retira a obrigatoriedade das empresas em assegurar a higiene. Muito pelo contrário, as empresas devem provar que usam técnicas mais eficazes, para poderem assegurar a correta higienização de equipamentos, manipuladores e objetos. Sim, pode parecer uma falta de responsabilidade, não usar luvas para preparar vários pratos diferentes. Pode parecer um ato irracional de quem quer poupar dinheiro, mas tudo tem uma razão bem fundamentada. Mais do que isso, possui uma lógica que vai entender até ao final do artigo.

Uso de luvas na saúde e outras instituições

A restauração não é o único lugar que deve utilizar luvas, apesar que é provavelmente o único com exigência de cor neste requisito. Sim de cor, visto o azul ser a única cor que não se apresenta em nenhum alimento e por isso, é facilmente detetada quando o contamina. Já nas instituições de saúde, lares, limpeza, entre outras… o uso de é fundamental e não é só por uma questão de higiene, pois é também uma forma de proteção para quem as usa. Esse talvez seja o ponto mais importante, para o uso das luvas. Principalmente, quando existem doenças ocultas, que podem ser facilmente transferidas ao toque. No entanto, aqui também é o local onde o uso de luvas deve ser mais consciente.

Motivos que levam a não ser aconselhado, o uso de luvas:

Como já referi anteriormente, o uso ou não de luvas, têm um motivo valido. Motivo esse que leva muitas instituições a adquirir regras, conscientes, praticas e sobretudo naturais. Sim, porque não existe melhor maneira de proceder a uma regra, quando ela faz parte da nossa rotina e subconsciente. Mas, o que leva as empresas a procurar estas alternativas? São motivos simples e como pode ver, bastante racionais.

  • Retira a necessidade da pessoa de lavar as mãos com frequência.
  • Retira a sensibilidade de incomodo ou nojo.
  • Não descarta a necessidade de lavar as mãos, com frequência.
  • As luvas não devem ser lavadas.
  • As luvas não o protegem de contaminar o corpo.
  • As luvas não o impedem de contaminar algo ou alguém.
  • As luvas devem ser trocadas com frequência.
  • O uso de luvas, não o impedem de se contaminar ao toque.

 Depois de ver cada ponto descrito anteriormente, então… Para quê usar luvas?

As luvas devem ser usadas sim, mas com um encargo de consciência. Não deve ser algo banalizado, muito menos deixado ao acaso. As luvas podem proteger de várias formas, mas também podem ser uma fonte de contágio e como? Muito simples, basta não ter cuidado com o que toca, ou não lavar e higienizar as mãos corretamente, antes de as colocar.

Cuidados a ter com o uso de luvas.

Tudo deve ser feito com o maior dos cuidados, porque não vale a pena usar luvas se elas próprias já se encontram contaminadas. Para maiores cuidados as luvas devem ser adequadas as mãos dos utilizadores, não devem ser porosas, ou de material com pouca resistência. Deve-se garantir que as mesmas sejam novas e isentas de contaminação. Se caírem ao chão, as mesmas devem ser imediatamente descartadas, principalmente se forem para usar na indústria alimentar ou na saúde publica. As luvas também devem ter uma utilização única, por curtos períodos de tempo. Sem esquecer que as mesmas, devem ser retiradas de forma que fiquem no avesso. Para que a contaminação, fique retida no seu interior e não seja transmitida para as suas mãos. Após o descarte das mesmas, as mãos devem ser corretamente lavadas e higienizadas. Da mesma forma, que as mãos devem ser lavadas e higienizadas, antes mesmo de usar as luvas. Sem esquecer, que durante o uso de luvas, é proibido tocar em qualquer parte do corpo e em objetos pessoais.

Uso de luvas

Leave a Reply

Voltar ao topo
%d bloggers like this: