Cloe Fenix

Caderno inteligente

O caderno inteligente tem ganho adeptos em todo o mundo, não só pelo seu formato, mas também pela sua função. O caderno inteligente também chamado de caderno de discos, apresenta uma forma pratica de escrever em papel. No entanto, não fica preso ao chamado “tradicional”. Pois o mesmo permite adicionar e retirar as folhas, rapidamente e sem danos. Podendo facilmente ser usado para caderno de estudo, agenda, bloco de notas, entre muitas outras utilidades. A maior Vantagem é que pode facilmente ser personalizado, adicionando separadores, micas e muito mais.

O que é um caderno inteligente

O caderno inteligente ou caderno de discos, é um caderno com folhas e capa soltas, unidas por pequenos discos. As mesmas não se encontram furadas pelo tradicional círculo, a centímetros da borda de folha e sim por um furo em forma de cogumelo. Que nasce desde a borda da folha, permitindo que as mesmas se encaixem e desencaixem dos discos.

A Capa pode ser encontrada em diversos materiais como propileno, em pele e PU, entre outros. Permitindo um visual diferente e resistente. Os discos podem ser de diversos tamanhos, permitindo que o mesmo caderno possa suportar, diversas quantidades de folhas, dependendo do tamanho do disco. Podemos facilmente encontrar discos com 18mm, 24mm, 28mm, 32mm e 38mm.

  • 18mm, pode suporta cerca de 60 folhas
  • 24mm 80 folhas
  • 28 mm 100 folhas
  • 32mm 150 folhas
  • 38mm aproximadamente 200 folhas.

Como é óbvio tudo depende do tipo de folha e acessórios usados, que ocupam espaço no disco.

No caderno de discos podemos encontrar todo o tipo de folhas, desde lisas, pautadas ou quadriculadas. Tudo desde que as mesmas tenham no mínimo 90gr, sendo o ideal igual ou superior a 100gr, para que o corte que as liga ao discos seja mais resistente.

Caderno e acessórios

Este é o caderno mais completo que vai encontrar atualmente, em formato papel. Porquê? Porque o mesmo é complementado por uma serie de acessórios que se adaptam a medida de todos.

Na sua lista pode adicionar:

  • separadores o ricas /bolsas plásticas
  • bolsas plásticas com fecho o estojo
  • marcadores adesivos
  • réguas
  • separador com bolsa

Cuidados a ter

Como qualquer caderno, o caderno inteligente também necessita de cuidados. Para que o tempo útil de vida dele, seja longo e rentável.

  1. O primeiro cuidado esta ligado ao sistema de tirar e colocar cada folha. Tudo porque as bordas do cogumelo que se fixam no disco são frágeis e podem se danificar no processo. Para retirar alguma folha, deve-se optar por retirar cada folha em separado, agarrando o topo da folha junto aos discos, para depois a puxar de cima para baixo com cuidado. Para a voltar a colocar, só é preciso alinhar a folha com os discos, pressionando cuidadosamente com os dedos, encaixando os discos nas perfurações.
  2. Respeitar o limite de discos, também é um fator importante. Uma vez que um número exagerado de folhas, permite que as mesmas se soltem com mais facilidade.
  3. A impressão das folhas, também é um caso a considerar. A impressão de documentos é muito útil e pratica no caso do caderno de discos, pois permite diversificar ainda mais o caderno. 
    1. O tipo de papel e a sua gramagem, papeis mais grossos, ou seja, com gramagens mais altas, são mais resistentes e duráveis.
    2. Sempre que possível opte por realizar os furos após a impressão, para não os danificar.
    3. Caso não consiga cumprir o segundo, opte por imprimir folha a folha, para que não se prendem uma na outra e se danifiquem.

Custos do caderno inteligente

Existem diversos preços para o caderno inteligente e o mesmo não é propriamente barato, comparado com os tradicionais, mas as vantagens são imensas.

  • A sua forma simples permite optar por comprar o caderno apenas uma vez, com a capa dos seus sonhos ou até mesmo criar a sua própria capa em casa. Baixando os custos, nas próximas aquisições.
  • Existe uma grande variedade de discos, vendidos em separado, que permite ampliar ou diminuir a capacidade do caderno, sem mudar o seu conteúdo ou capa.
  • Pode baixar os seus custos, fazendo as suas próprias folhas em casa, em vez de comprar recargas. Para isso, apenas tem de adquirir um furador de cogumelo, ou pode demarcar a folha, furá-la com um furador tradicional e abrir os furos fazendo pequenos cortes com a tesoura. Imitando do assim o corte em cogumelo.
Caderno inteligente

Leave a Reply

Voltar ao topo
%d bloggers like this: