Advertisements

Glúten e lactose

Um dos maiores dilemas de quem tem alergia ao glúten e lactose. É o que comer, onde comer e como comer. Principalmente, quando os alérgicos são as crianças e não os adultos. Também existem milhares de perguntas, com respostas que não conhecemos como: O que é? Quem alimentos contêm? Que cuidados se deve ter? O que provoca? Onde posso ir comer? Perguntas sem resposta, que eu espero poder ajudar a dar uma luz sobre o assunto.

O que é o Glúten e com afeta o organismo

O glúten é uma proteína natural, existente na maioria dos cereais como o trigo, o centeio e a cevada. É uma proteína elástica, que ajuda no processo de fermentação dos alimentos, como é o caso do pão.

Apenas 1% da população mundial tem a doença celíaca, em que o glúten não é em aceito pelos intestinos. Já a sensibilidade ao glúten atinge 1 em cada 100 pessoas, como apenas uma alergia. Nestes casos o glúten é considerado um corpo estralho ao organismo, provocando uma resposta no sistema de defesa do corpo (sistema imunológico). Consequentemente esta luta deixa as paredes do intestino (vilosidades intestinais) inflamadas, dificultando a absorção dos alimentos pelo organismo. Assim, é criado um défice nutricional da pessoa, aliado a sintomas como: diarreia, dor, distensão abdominal e inchaço.

Caso desconfie que é alérgico ao glúten e tenha estes sintomas, consulto um médico de imediatos e partilhe com ele as suas suspeitas. A doença celíaca, é uma doença séria que merece muita atenção e cuidado, procure os melhores conselhos juntos dos profissionais da área.

O que é o Lactose e com afeta o organismo

A lactose é um hidrato de carbono presente no leite, também conhecido como açúcar do leite. Sendo demasiado grande para ser absorvida pelo organismo, a lactose tem de ser “partida” em pedaços mais pequenos. Para esta tarefa, o nosso organismo conta com a ação de enginas, que funcionam como facas em alimentos grandes. Neste caso a enzima especifica da pelo nome de Láctase, que a degrada em glicose e galactose. Desta forma elas podem ser absorvidas pelo organismo, diretamente para a corrente sanguínea. Estas duas tem papeis importantes no nosso corpo, principalmente na produção de energia e nas paredes das células.

Quando a enzima Láctase, não existe no organismo ou é ineficaz, a lactose chega ao intestino grosso e uma vez lá é fermentada pelas bactérias intestinais. Esta fermentação causa danos como desconforto abdominal, diarreia, gases, cólicas, entre outros sintomas que são nome à intolerância da lactose.

Em Portugal, um terço da população é intolerante a lactose, em parte pela perda da produção da láctase ao longo crescimento.

A lactose está presente no leite e derivados, consequentemente em todos os alimentos produzidos com estes. Existem também medicamentos, que contém leite, se é intolerante consulte sempre o rotulo de tudo que consumir. Não elimine o leite e derivados da sua alimentação, apenas os subsitue por alimentos sem lactose. Não se esqueça de consultar um médico, para fazer o diagnostico.

Receitas livres de glúten e lactose

Apesar de qualquer receita com leite ser facilmente contornada, com leite sem lactose, ainda há quem procure receitas, simples e saborosas.

Salgados:

Doces:

 

Início
Curiosidades
Receitas
Advertisements

Obrigada por visitar o meu site...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas