Advertisements

Lugares únicos a conhecer

Por todo o mundo existem locais lindos, convidativos e alguns desses lugares ainda são desconhecidos, para muita gente. Eu gostaria de te deixar uma dica, sobre mais um lugar a visitar, um lugar diferente, meio macabro e aterrador, mas ao mesmo tempo com o seu encanto. Apenas é preciso ter um espirito aberto, se você fizer isso, pode ser surpreendido por lugares únicos e inesquecíveis. Apenas temos de tentar, para conseguir algo assim.

Visitar Paris

Se vais de férias para Paris, não pares apenas nos lugares turísticos mais conhecidos, como a torre Eiffel, Arco do Triunfo, Museu do Louvre, Catedral Notre Dame, Museu de Orsay, Margens e pontes do Sena… Claro que estes são alguns dos pontos de referência e interesse de Paris e merecem sem dúvida, ser visitados. Agora uma sugestão diferente e única pelas suas características, já ouviu falar das Catacumbas de Paris?

Lugares únicos a conhecer – Les Carrières de Paris

“Les Carrières de Paris” ou traduzindo “As pedreiras de Paris”, “Subterrâneos de Paris” ou “As Catacumbas de Paris”, são uma rede de tuneis, por baixo da cidade de Paris, França. Com 400Km de extensão, resultado de séculos de exploração de pedreiras, a partir do período de ocupação romana na cidade. Uma parte da sua extensão, possui hoje em dia uma organização do Ossuário iniciado em 1785.

Até aquela data, todas as igrejas possuíam o seu próprio cemitério, mas com o aumento da população estes ficaram lotados. Com a lotação no máximo, foram criados gerações de despojos funerários, que estavam a adoecer a população. Em 1785, o conselho francês criou mais cemitérios, no entanto a preocupação mantinha-se o que fazer com os cemitérios superlotados? Uma ideia invulgar surgiu, despejar as ossadas nas catacumbas abandonadas. Só a partir de 1810, que as ossadas foram dispostas pelos corredores, com uma certa criatividade artística. Calcula-se ter certa de 5 a 7 milhões de ossadas pessoas.

Durante anos, as catacumbas foram ocupadas com outros propósitos, como durante a revolução francesa. Sendo os mortos resultantes desta ocupação, os únicos que foram sepultados diretamente na catacumba. Algumas destas ocupações, também deixaram marcas únicas no seu interior, contribuindo para a personalidade do espaço.

Estas também serviram de inspiração para diferentes obras artísticas, como livros e filmes.

Visitas as catacumbas

Apesar da sua extensão, apenas 1km das catacumbas pode ser visitado por motivos de segurança. Não só por problemas de estrutura, por causa do peso das construções a superfície, como também estas são autênticos labirintos. Para garantir a segurança dos tuneis e das construções a superfície, foi criada em 1777 a “Inspetoria Geral dos Subterrâneos” (IGC – Inspection General des Carrières). Esta tem como objetivo não só garantir a segurança, como também evitar a criação de novos tuneis, a menos que sejam realmente necessários.

As catacumbas podem ser visitadas, pela Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 1. 75014, Paris.

Um lugar misterioso, sombrio, macabro, mas com um ponto de vista artístico interessante e até bonito. Apenas precisamos de ter o espírito aberto, para ver para além do que significa.

 

Início
Viagens
Advertisements

Obrigada por visitar o meu site...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas