Cloe Fenix

O Perfume de Patrick Süskind

O perfume de Patrick Süskind, retrata uma história macabra sobre um homem que nasceu no meio da porcaria. Sem cuidados ou carinho, como tantas outras crianças, filhos das vendedoras do mercado de rua. O ambiente no mercado era tão nauseabundo, que os fluidos resultados do parto ficavam camuflados, no meio dos restos de peixe e outros alimentos ali vendidos. Sem esquecer as pragas, que rodeavam o mercado em busca de alimento e a pobreza da época.

Jean-Baptiste é um homem com um certo carisma, capaz de conquistar qualquer leitor, mesmo na sua obsessão pela busca do perfume perfeito. O problema não é a sua obsessão, mas o que ele está disposto a fazer para encontrar o odor perfeito, o odor capaz de superar tudo e todos.

O livro de Patrick Süskind, foi considerado um livro que retrata claramente o século XVIII, enriquecido por ambientes semelhantes aos da época, bem como as suas mentalidades. Podendo este perfeitamente passar por um acontecimento, que poderia ocorrer naquele tempo.

SINOPSE

Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele – nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua – uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui, no entanto, uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor. O Perfume, publicado em 1985, de um autor então quase desconhecido, foi considerado um dos mais importantes romances da década e nunca mais deixou de ser reeditado desde então, totalizando os 4 milhões de exemplares vendi dos, só na Alemanha, e 15 milhões em países estrangeiros. Foi traduzido em 42 línguas. Este fenómeno transformou-o num dos mais importantes livros de culto de sempre. Em 2006, O Perfume passa a ser uma longa-metragem inspirada no romance de Patrick Süskind.

O Perfume de Patrick Süskind

Leave a Reply

Voltar ao topo
Cloe Fenix
%d bloggers like this: